Aos animais nossa atenção
Inúmeros e diversos animais nos prestam diariamente incalculáveis serviços, e muitas vezes não conhecemos e não sabemos de sua existência. Mas cada animal cumpre um papel importante, e sua extinção pode provocar um enorme desequilíbrio ecológico.
Por serem tão importantes que eles têm o seu dia consagrado que é dia 4 de outubro.
É um tema que atrai crianças e adultos, e também por ser um tema que é dado uma diversidade de aspectos que podem ser enfocados.
Visando aprofundar os conhecimentos sobre animais com os quais as crianças convivem em seu meio, procura-se reunir um conjunto de informações sobre estes animais são sugeridos algumas atividades que possam auxiliar e aprofundar conhecimentos sobre os animais mais próximos do homem.
Sugestões de Atividade
Realizar um diálogo sobre os animais mais comuns que convivem com o homem para que as crianças falem sobre os animais que conhecem. A partir disto incentivá-los a realizar um estudo cuidadoso dos animais mais próximos.
Elaborar uma relação de bichos que gostariam de estudar e determinar quais características deverão ser observadas e descritas em todos eles.
A professora pode fornecer pistas, acrescentar explicações e solicitar esclarecimentos nas perguntas. Quando perceber que os alunos já sabem qual é o bicho, deve pedir para que digam em conjunto o nome.
Cada aluno deverá divulgar por escrito, desenho ou cartazes a descrição de um dos animais estudados.
Organizar os alunos em grupos, de modo que cada grupo escolha um animal para fazer suas observações e estudos. As observações não se restringirão à observação dos bichos, mas em pesquisa bibliográfica.
Os resultados podem ser organizados em cartazes de cada animal. Pode-se programar saídas a campo para que esses animais sejam observados com mais detalhes.
Para concluir o trabalho, pode-se pedir a cada aluno que escreva uma pequena história sobre um dos animais investigados. Essas histórias serão lidas em sala de aula e após serão organizadas em um álbum de histórias sobre “animais vizinhos do homem”.
Jogo da memória
OBSERVANDO E DESCREVENDO AS BORBOLETAS
Questionar sobre o que os alunos conhecem sobre as borboletas
Como são as borboletas? São todas iguais?
Após uma discussão inicial sobre o que as crianças sabem sobre o assunto, capturar borboletas observá-las e descrevê-las, descobrindo características comuns e suas diferenças.
Pedir para que capturem algumas borboletas e coloquem num vidro para observação, o que têm e o que fazem. Em seguida pedir para que descrevam oralmente o que observam.
Pedir que os alunos façam um relatório (escrito, desenho, síntese oral, etc.) sobre o que aprenderam na observação das borboletas . A mesma atividade pode ser realizada com outros bichos.
Fonte:
Minirecados. Disponível em: http://www.minirecados.com/i/ab/d1/6512.gif - Acessado às 15h50min do dia 19/10/2011.
Fonte:
Minirecados. Disponível em: http://www.minirecados.com/i/ab/d1/6512.gif - Acessado às 15h50min do dia 19/10/2011.
Oi, Eldi...
ResponderExcluirEste blog também está uma graça. Muito lindo!!!
bjs